sábado, 20 de outubro de 2018

Qual testemunho?

Sábado da 28ª Semana.


As primeiras comunidades de seguidores refletiram bastante a respeito do que é dar um testemunho. Eram pessoas simples, excluídas e temerosas das situações nas quais poderiam ser expostas. É nesta conjuntura que encontramos o texto em Lucas 12,8-12:

8 Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9 Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10 Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11 Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12 Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer.'


Como enfrentariam as sinagogas, magistrados e autoridades? Certamente, não seria com discursos teóricos, exclusão, discriminação, perseguição, ameaça, suborno, eloquência, gritos, ascensão social, enriquecimento ou intimidação, muito menos usando o nome D'Ele em vão ou clamando a torto e a direito: Senhor! Senhor! Ao revés, a prática da justiça, da paz e da igualdade, falaria por eles. Não é o discurso de ódio e de força, que Jesus legou; porém a prática do amor, da verdade, da perfilhação de D-us, da acolhida e da dignidade humana. D-us não quer escravos, seres submissos ou medrosos. D-us nos fez para a liberdade, de cabeça erguida para a sociedade e para o Reino, construído por tod@s, com bem-estar, felicidade e necessidades básicas garantidas, já aqui no mundo! Pesemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!

Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário