Domingo da 29ª Semana.
As ambições humanas e as disputas pelos primeiros lugares estão representadas no texto de hoje. As comunidades de seguidores tiveram que lidar com isso ao longo da história. Estamos em Marcos 10,35-45.
Naquele tempo, 35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: "Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir". 36 Ele perguntou: "O que quereis que eu vos faça?"37 Eles responderam: "Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!"38 Jesus então lhes disse: "Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?"39 Eles responderam: "Podemos". E ele lhes disse: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado". 41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42 Jesus os chamou e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43 Mas, entre vós, não deve ser assim; quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44 e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos".
O que buscam as pessoas ao longo da sua existência? O que as motivam e impulsionam? O que dá sentido e satisfação às nossas vidas? Sejamos honestos conosco e façamos uma análise do nosso agir para termos consciência aonde pretendemos chegar com as nossas ações. A compreensão motivacional da nossa intervenção no mundo requer uma clareza de objetivos. A Vida nos propõe caminhos, porém caberá a nós as escolhas e responsabilidade em arcar com as consequências. Existe uma lei de causa e efeito que mantém um equilíbrio no universo. A pergunta do Carpinteiro poderia ser colocada hoje à qualquer pessoa, da seguinte maneira: O que você pretende com o seguimento do Caminho? O que você busca? Quais são os seus interesses pessoais? Poder? Destaque? Fortuna? E assim, existiriam mil perguntas a serem feitas. E, ainda é certo que as nossas respostas apresentariam mil justificativas em defesa daquilo que almejamos. Aqui não vale a cultura dos que pretendem "tirar vantagem em tudo", "da farinha pouca, meu pirão primeiro" ou do famoso "jeitinho brasileiro". A resposta é clara e inverte os valores vigentes numa sociedade desvirtuada pela ambição do lucro, do capital, da concorrência, do destaque e da ascensão social. Quer ser grande? Seja pequeno! Quer ser o primeiro? Seja o último! Quer ser o senhor? Seja o servidor! O Reino não busca o modelo estabelecido pelas sociedades. O Reino busca a transformação da realidade em novos critérios de Amor, de Justiça, de Paz e de Igualdade. Pensemos nos nossos valores. Pensemos nas nossas ações. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário