Sábado da 26ª Semana.
O texto de Lucas escrito a partir da compilação feita pela comunidade de Marcos, que é o mais antigo, escrito por volta dos anos 70, aproximadamente trinta anos após a execução de Jesus. Lucas foi escrito em torno do ano 85 do Séc. I. Tudo a partir da tradição oral, para que nada fosse perdido daquela experiência de D-us vivida por Jesus Cristo. Estamos em Lucas 10,17-24.
17 os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: "Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome". 18 Jesus respondeu: "Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19 Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20 Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu". 21 Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22 Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar". 23 Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: "Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! 24 Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir".
Lucas escreve para as comunidades da Grécia, formada por pagãos convertidos, assim como o Evangelista. Era natural de Antioquia. Os textos dos Evangelhos foram escritos para iluminar a realidade concreta das comunidades e buscar a solução para os problemas. Lembrar dos ensinamentos de Jesus animava a Caminhada e a transformação dessa realidade. A Graça do discernimento e da sabedoria eram imprescindíveis para a jornada até o Reino anunciado pelo Mestre. A lição colhida após o retorno dos setenta e dois alerta para a condição de servidores, a ação do Espírito e a opção pelos pobres. A condição essencial de um coração puro, despido de interesses e vaidades para vencer o mal que ameaçava e era a causa do medo nas comunidades: " 19 Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal." O bem vencerá o mal na medida que assumirmos as nossas responsabilidades para a transformação da realidade. Amanhã teremos o primeiro turno das eleições gerais e os cristãos são chamados a rememorar os ensinamentos de Justiça e Paz do Nazareno, que foi vítima de violência, de tortura e de execução numa morte abjeta. A violência e as armas sufocam e matam a Vida anunciada por Jesus. Cristãos não podem apoiar o fascismo, a pena de morte e o autoritarismo. Somos cidadãos responsáveis pela construção do futuro que nos aguarda. Fiquemos com a Democracia. Fiquemos com os pobres e os pequenos. Fiquemos com a utopia, o sonho e a luta por um mundo melhor! Fiquemos com a Justiça e a Paz! Repudiemos a mentira e o engodo que são geradores do mal. Não existem soluções fáceis, porém somos cidadãos e sujeitos da nossa história. Fiquemos com o campo democrático! É necessário avaliar o nosso agir e rever a nossa intervenção na realidade. "Quanto mais escura a noite mais brilhante será a aurora." (Dom Hélder Câmara, na Sinfonia dos Dois Mundos). Manter a Esperança é preciso! Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Imagem colhida na internet. Credito não conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário