quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Quem é esse homem?

Quinta-feira da 25ª Semana.



A pergunta de Herodes, suprema e odiada autoridade civil da Galileia e região, nome pomposo para o governador de uma pequena província, sob ocupação estrangeira, bem retrata o impacto do discurso do Carpinteiro. Estamos em Lc 9,7-9:

7 o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8 Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9 Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

Segundo a tradição judaica o profeta Elias não teria morrido, porém desaparecido ao ser 'arrebatado' (levado), ou João Batista a quem o próprio Herodes mandou executar. A ambos refere com surpresa, pois as idéias que defendiam de justiça, paz e igualdade, continuassem vivas, na coragem do Mestre em dar continuidade ao trabalho em tempos tão sombrios, mormente após a decapitação de João Batista. Parece que a execução exemplar como meio de repressão não dera certo, posto que não fora capaz de desencorajar os seguidores na luta. a situação estava saindo do 'controle'. Herodes continuava a sentir-se incomodado, importunado e desafiado em seu poder e autoridade pelo discurso do Nazareno. Todo usurpador do poder e autoridade ilegítima sente-se importunado, constrangido e molestado pela verdade! Não há como  contrapor-se à verdade, nesse caso, exceto pelo ódio, pela repressão e pelo medo,  que geram uma uma instabilidade em todos os âmbitos na sociedade. E é desse expediente  que os detentores do poder e as classes dominantes de então, juntamente, com as forças de ocupação se utilizavam para impor a autoridade. A Verdade é como a Luz que ilumina e alcança a tod@s, sem qualquer distinção. Caminhemos sem temor pela Vida,  juntamente com a Verdade que será uma boa companheira. Reflitamos a respeito do nosso agir. Pensemos nisso.  Que a paz esteja com tod@s!

Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário