segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Abrir o Reino dos Céus a tod@s.

Segunda-feira da 21ª Semana.



A leitura de hoje nos leva a reflexão da postura profética que o Mestre ensina aos seus seguidores. Aos seguidores não cabe um papel "adocicado", "insipido" ou alienado, em face de uma realidade espúria. Estamos a recordar o episódio guardado pela tradição das primeiras comunidades, compilado em  Mt 23,13-22:

Naquele tempo, disse Jesus: 13"Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14 nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15 Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.  16 Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: 'Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!' 17 Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: 'Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!' 19 Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20 Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21 E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22 E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado".


O anúncio-denúncia é parte indissociável da pregação de Jesus. A hipocrisia é constantemente combatida pelo seu discurso. A mensagem do Mestre é centrada na possibilidade da abertura do Reino a tod@s os que o buscam de coração sincero, na plenitude do Amor e do Serviço aos irm@s, qualquer um, não importando a condição humana de excluído, marginalizado ou empobrecido. O Amor do Pai a tod@s acolhe, abarca e envolve. É incondicional! É desprovido de preconceito. É inclusivo em todos os seus aspectos.  O Amor do Pai flui pela Terra e dignifica a Criação na sua integralidade. Não há espaços para preconceitos, diferenças ou dissensões. O Reino não é para alguns e não pertence a alguns, porém constitui um bem de tod@s. A comunidade, a assembléia, a ekklesía constitui a instância da celebração, da gestão, da Páscoa dos seguidores e encontro com o Mestre. Reflitamos  o dom de Amor do Pai pela Humanidade, para muito além das nossas limitações. Abramo-nos para a Profecia! Abramos o Reino para tod@s os humanos, sem qualquer distinção de gênero, raça, credo religioso, coloração politica, classe ou orientação sexual. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!

Não poderia deixar de mencionar estes exemplos de bispos-profetas que abriram as portas do Reino a tod@s, com as suas vidas, com o agir e o exemplo. É festa no céu! Celebremos a nossa gratidão pela bênção em nossas vidas e na vida dos empobrecidos que foi Dom José Maria Pires, que hoje, 27 de agosto, completa-se um ano do seu retorno à Casa do Pai. Nesta mesma data, em 1999, retornou Dom Hélder Câmara; em 2006, Dom Luciano Mendes. Mistérios da Vida e do Amor, foram nesta Terra, consagrados à causa do Reino, bispos-profetas da dignidade humana,  entenderam a radicalidade do compromisso de Jesus com os empobrecidos, marginalizados e excluídos da sociedade. Levaram a Boa Nova a tod@s!


Imagem colhida na internet. Autoria não conhecida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário