Sábado da 20ª Semana.
Diante da síntese compilada pela tradição das primeiras comunidades, certamente este trecho causou perplexidade, esperança e alento na luta ao longo do Caminho. Estamos em Mt 23 , 1-12. O lugar da mensagem é o local da denúncia. Não há uma dissociação da realidade. O Carpinteiro, neste cenário fala às multidões e ao círculo de seguidores mais próximos. Não há meias palavras, o Mestre "põe o dedo" na ferida exposta e conscientiza o povo em relação a hegemonia da elite dominante, a qual busca manter o povo escravizado com os seus pesados fardos "legislativos" e interpretações esdrúxulas que apenas beneficiam a uma horda de privilegiados, em detrimento da coletividade e da igualdade de direitos. Não é à toa que o discurso de Jesus é bastante enfático e não deixa dúvidas quanto à situação posta, constitui um anúncio-denúncia com potencial bastante explosivo, por ser carregado de verdade, reconhecendo a autoridade estabelecida e condenando as suas práticas eivadas de descaminhos:
1 Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse:2 “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3 Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4 Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5 Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 6 Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7 Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8 Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9 Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10 Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11 Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12 Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
Alguma semelhança com a atuação de alguns grupos em nossos dias, verdadeiras "organizações criminosas"? Pensemos! Olhemos ao nosso derredor! Quantos estão denunciados à Justiça! Embalados pelo egoísmo e ambição, levam milhões ao desespero, a fome e a miséria. Sequestrando os direitos fundamentais do povo a educação, a saúde e a moradia. O povo passa fome!!! É o que voltamos a ver no nosso cotidiano com o corte nos programas sociais e o aumento de moradores de rua. Até quando Senhor os poderosos escarnecerão de Vós, através do vosso povo? Verdadeiras fortunas, em impostos que somam vultosas dívidas, são perdoadas aos ricos e poderosos, enquanto até o salário mínimo, que é ínfimo e não garante as necessidades básicas de sobrevivência, é reduzido. Por qual razão é mais "fácil" tirar dos pobres e despossuídos? Dívidas milionárias não são cobradas aos poderosos e a previdência social é reduzida cada vez mais em todos os seus benefícios. Economizam às custas dos empobrecidos. A aposentadoria se torna um sonho inatingível para os pobres, para os quais há a necessidade de trabalhar pesado desde a mais tenra idade e não conseguem atingir o limite mínimo de idade para a concessão do benefício; morrem antes ou lá chegam com muita dificuldade e desde há muito sem forças para o desempenho das suas atividades, que são bastantes pesadas. Aqueles que sucateiam a educação pública, mantêm seus filhos nas escolas privadas e caras destinadas à elite. Aqueles que administram o sistema de saúde, não o utilizam, buscando os seguros e planos de saúde, além de tratamento de médicos e hospitais particulares. Aqueles que fixam o quantum do salário mínimo, não vivem com estes valores, ao contrário, recebem, trinta ou quarenta vezes mais, criando um imenso fosso entre eles e os pobres. Aqueles que se refestelam nos banquetes, não conhecem os parcos alimentos que chegam à mesa dos pobres e nunca sentiram o espectro da fome e da subnutrição. Aqueles que moram em mansões, verdadeiros palácios, sequer imaginam as agruras pelas quais passam os moradores de rua, de favelas ou de palafitas. O lidar com estas injustiças é o cerne do discurso de Jesus. O Reino representa a luta pela Justiça e Igualdade para tod@s; a Esperança que alimenta os embates pela mudança da realidade; a utopia de que um mundo novo é possível a partir do aqui e do agora. Jesus não fecha os olhos com a situação de injusta e hipocrisia na qual a sociedade está mergulhada. Ele a confronta, não a partir de uma pregação pseudo-moralista, porém da denúncia das injustiças e do anúncio da possibilidade de mudança dessa realidade em conformidade com os valores do Reino: Paz como fruto da Justiça e, a partir daí, a Igualdade de filhos do Pai Criador. O discurso é bastante claro e não deixa dúvidas ou espaço para tergiversações. E quanto a nós? Como nos colocamos diante da nossa realidade? Como nos posicionamos? Como nos portamos? Qual a nossa prática? Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.
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