Terça-feira da 20ª Semana.
A tradição trouxe até nós esta bela compilação, de onde podemos haurir três vertentes fundamentais a respeito do agir divino na história: a primeira, que ao Pai nada é impossível; a segundo, que o Reino, não terá fim, pois assim é o Amor, sem medidas ou limites de tempo e espaço; e, a terceira, a predileção pelos simples, humildes e desesperançados. Estamos em Mateus 19,23-30.
23 Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. 24 E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25 Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26 Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. 27 Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28 Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30 Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.
O que tinha de especial, destaque ou proeminência, uma jovem nos confins de Nazaré, naquele fim de mundo? Embora a tradição tenha tentado dar uma ascendência a Maria, que justificasse a sua escolha, na realidade ela teria passada desapercebida na história, tanto quanto uma imensa maioria de seres humanos. O que a destacou? E sua prima, Isabel? O que esperar de uma mulher já madura, para os padrões da época, que esperara engravidar, por longos vinte anos? E que, justamente, por isso era discriminada! Os olhos da jovem Maria, certamente devem ter brilhado, tanto quanto o espanto tomou de assalto o seu coração. Quem sou eu para merecer tal convite ou predileção? E, assim, o Mistério da Vida, levou-a à integrar-se no Projeto do Reino, que começava ali, naquele momento e que não teria fim. Há vida em nossas vidas! É através delas que D-us age e as coisas acontecem. Aparentemente, não temos valor algum para os padrões da prepotência humana, porém somos infinitamente portadores da Graça e alvo do agir e intervir do D-us Pai na história, simplesmente por existirmos sobre a face da Terra. Tod@s, temos um inestimável valor e preciosidade diante D'Ele, estamos N'Ele e com Ele, somos D'Ele! Tenhamos consciência do nosso valor, da nossa força e da nossa capacidade de agir e intervir na história. Somos a concretização da Divina Força e Graça sobre a Terra. O Seu Agir não terá fim! Confiemos N'Ele, confiemos em nós! Confiemos na intervenção D'Ele, confiemos na nossa capacidade de agir e transformar! Confiemos nas bênçãos e promessas D'Ele, confiemos na profecia que nos alimenta e nos dá a força necessária para acreditar e seguirmos adiante no Caminho. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Nenhum comentário:
Postar um comentário