sexta-feira, 3 de agosto de 2018

De onde vem esta sabedoria?

Sexta-feira da 17ª Semana




Às vezes somos surpreendidos pela sabedoria. Ela é um dom, que não necessita de graduação, pós-graduação ou doutorado. A sabedoria emerge da observação da Vida e das suas relações dentre os humanos. A simplicidade como postura de Vida é o caminho para o Reino. É  necessário, porém que tenhamos fé na Vida. Esta sempre teima em renascer nos recônditos mais escondidos e improváveis. Brota nas realidades mais adversas. É disso que nos fala a mensagem de hoje, em Mt 13,54-58.

54 dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55 Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57 E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58 E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.


Não é à toa que os mestres da Sinagoga questionavam e se escandalizavam:  “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55 Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs não moram conosco? " Era apenas um simples Carpinteiro e não acreditaram N'Ele! Quanto disso não vemos no nosso cotidiano? Temos muita dificuldade para escutar o outro, principalmente os que vivem ao nosso derredor e proximidades. Sempre temos uma opinião formada a respeito deles, e não os levamos, muitas vezes, em consideração. Quantos avisaram, por exemplo, que a ordem que emanava dos 54 milhões de votos teria de ser respeitada? Fizeram-se de surdos e escolheram outro rumo, no qual agora amargamos os efeitos de sermos governados por alguém que está a implantar um projeto de Estado e do Mercado, que não recebeu um mísero voto da população. Apenas um exemplo,  ressalto. Novas eleições se avizinham. Saibamos escolher bem em quem iremos depositar os nossos votos. Acompanhemos as suas propostas e vejamos se no passado essas pessoas estiveram ao lado dos interesses do povo. Desse voto é que vai depender a nossa previdência, aposentadoria e relações de trabalho. Estamos atentos. Levemos esta reflexão para a nossa vida. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!

Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário