Domingo da 19ª Semana.
Existe algo mais transcendente e, ao mesmo tempo, tão próximo da nossa humana compreensão do que a idéia do pão? Alimento simples, barato e ao alcance de tod@s! Alimento que nos dá força para a jornada, símbolo do nosso fortalecimento! Alimento que pode facilmente ser partilhado, símbolo da nossa comunhão! É disso do que trata a simbologia expressa na leitura de hoje, João 6,41-51.
41 os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. 42 Eles comentavam: “Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como pode então dizer que desceu do céu?” 43 Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos profetas: “Todos serão discípulos de Deus”. Ora, todo aquele que escutou o Pai, e por ele foi instruído, vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50 Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.
O Carpinteiro chama a atenção daquela multidão, conclamando-a a saírem da passividade de meros ouvintes à atividade de discípulos. Em outras palavras: Sejam responsáveis pela sua vida; vocês nunca viram a D-us; Eu sou o Pão Vivo descido do Céu; outrora a humanidade passivamente foi alimentada, agora façam diferente, pois esta proposta é de uma mudança radical de Projeto de Vida, que dou a vocês no mundo! O Mestre nos mostra que é possível a Ressurreição das situações de morte em que as nossas mentes, pessoas, grupos, corporações ou sociedade, se acham imersos. A Vida plena é possível apenas em Vida, pois o contrário da vida é a morte. A mensagem central contida em todos os textos é a de que a Vida vence a morte para nossa alegria! É nisso que devemos crer! Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário