Sexta-Feira da 14a Semana.
As comunidades percebiam a realidade na qual estavam inseridas e a hostilidade daqueles que se sentiam ameaçados pela mensagem da novidade do Reino. Estamos em Mateus 10,16-23.
16 “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17 Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18 Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19 Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20 Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21 O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22 Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23 Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.
A análise da conjuntura das relações das forças que formavam a elite dominadora sociedade na Palestina não era favorável. De um lado o dinheiro representado pelos sacerdotes do Templo, fariseus, saduceus, os ricos comerciantes e, de outro, o povo formado por agricultores e criadores de cabras e ovelhas. Ainda havia os interesses dos que apoiavam as tropas de ocupação romana em troca de privilégios e que pairava sobre todos os demais. Estes eram os mais temidos, pois apenas defendiam os interesses estrangeiros e deles se locupletavam. Estes todos eram representados pelos lobos. Os seguidores, por degenderem os intetesses do povo que clamava por justiça, paz, igualdade e partilha, eram representados como as ovelhas. E, geralmente, o que ocorre no encontro do lobo com a ovelha? Todos sabem! Esta é a razão pela qual deveriam ter a prudência das serprnte, não o veneno, e a simplicidade das pombas. Advertiu que seriam levados tribunais, governadores e reis, não deviam temer pois estavam do lado da verdade e, ainda, com relação a sinagoga, que representava o judaísmo, não seria possível esperar a aceitação da mensagem do Reino, pois o entexism apenas pelo estrito cumprimento da Lei do Torah e pelos ritos de purificação. A perseguição e as várias formas de delação constituíam uma situação recorrente e deveria ser prevista como represália ao agir dos seguidores em seu cotidiano. Fugi era o único recurso disponivel. Ficar representa a prisão, a morte e o martírio. A Esperança constituía o único sentimento possível, não o medo. Pensemos nisso. Pensemos no nosso agir. Pensemos na nossa realidade. Que a paz esteja com tod@s!
Nenhum comentário:
Postar um comentário