sábado, 14 de julho de 2018

Cuidados ao longo do Caminho.

Sábado da 14a Semana.

As comunidades tinham a  necessida de refletir sobre os problemas que enfrentavam e os cuidados que os seguidores deveriam tomar para protegerem-se das  perseguições. Estamos em Mateus 10,24-33.

24 “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25 Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26 Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27 O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28 Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29 Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30 Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Somos seres humanos muito queridos pelo Pai. O sentimento de pertença à comunidade refletia na condição de dignidade e respeito como filhos do Pai Criador. Esta condição apresentava credenciais únicas aos seguidores diante das pessoas e habitantes de terras distantes. Seriam impulsionados pela Esperança do mundo novo e pela certeza da Justiça, da Paz e da Igualdade. A força da Graça que os guia os encoraja a não ter medo de dizer a verdade. Não ter medo dos que matavam o corpo e acreditar na Providência Divina. Testemunhar a Jesus significa seguir os seus ensinamentos e construir um mundo justo e de Vida Plena para tod@s. Pensemos no nos agir.  Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário