sexta-feira, 22 de junho de 2018

O que buscamos na Vida?

Sexta-feira da 11ª Semana.


As comunidades de Mateus eram formadas por pessoas de 'carne e osso', encarnadas e humanas; mulheres e homens que estavam a Caminho, porém ainda longe da perfeição. Estamos em Mateus 6,19-23.

19 "Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20 Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21 Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22 O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23 Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão".


O texto é denso, forte e direto. Não deixa dúvidas de que é direcionado a dois flagelos da humanidade que são a ganância e a acumulação de bens. A ambição humana pelos bens materiais e pelo capital é motivadora da existência de inúmeras pessoas.  E para quê? Qual o sentido da vida para esta gente? O Carpinteiro ensinou o despojamento, o equilíbrio e a partilha de bens, portanto o caminho inverso à acumulação. A Vida é o bem supremo! E tod@s os caminhos passam pela Justiça, pela Paz, pelo respeito aos direitos a uma existência digna dos seres humanos. Qual o sentido da nossa vida? Qual a direção do nosso querer? Qual a direção do nosso agir?  Existe uma estória infantil lastimável que nos fala de um personagem ganancioso, que só pensa em dinheiro, acumular riquezas num cofre e, literalmente, 'banhar-se' com os seus bens? Desde a infância aprendemos o que é ser avarento, egoísta e solitário. Esta é a mensagem que nos passa este protagonista. Qual o seu legado?  Por outro lado, um cântico  popular nos relata a estória de um homem que guardou toda a fortuna num armazém e contratou seguranças. Pensou que tudo estava seguro e na mesma noite morreu. Levaram o seu corpo ao túmulo e ficou tudo o que lhe pertencia. E agora? Benção não é dinheiro!Benção é Vida que nos faz viver! Benção é poder fazer o bem! Ganância não é vida! Acumulação não é vida! Egoísmo não é vida! Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!

Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário