Sábado da 8ª Semana.
As comunidades muito refletiram o sentido da existência da autoridade e de onde vinha esse poder. As estruturas do império e as da Judéia eram marcadas pelas disputas de poder. A pergunta que estava nas mentes era a respeito se o poder era 'bom' ou 'ruim' e como exercê-lo. Estamos em Marcos 11,27-33.
27 Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: 28 "Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?" 29 Jesus respondeu: "Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. 30 O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me". 31 Eles discutiam entre si: "Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: 'Por que não acreditastes em João?' 32 Devemos então dizer que vinha dos homens?" Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. 33 Então eles responderam a Jesus: "Não sabemos". E Jesus disse: "Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas".
Os doutores, anciãos e sacerdotes, ou seja, a elite que geria a estrutura do Templo, questionam qual a autoridade do Carpinteiro para as suas ações. Provocavam o Nazareno! De onde vem o poder e a autoridade d'Ele agir? A questão deve ser deslocada da sua origem para a sua finalidade. A quem o poder e a autoridade servem? O que as pessoas buscam com o exercício do poder e da autoridade? Aos seus próprios interesses? O que as pessoas fazem com o poder e a autoridade? Servem-se ou se utilizam do poder e da autoridade? Como nos portamos no exercício do poder e da autoridade? Estas perguntas devem ser respondidas com sinceridade, pois se quiser realmente conhecer uma pessoa dê-lhe poder e autoridade. O poder e autoridade para os seguidores do Caminho, está no serviço que exercem em favor da coletividade. Cuida-se do poder-serviço. A história tem mostrado as tentações, o entorpecimento e a astasia causada nas pessoas no exercício do poder e da autoridade. A pergunta fundamental será a de como podemos melhor servir e qual o bem que será possível realizar! Pensemos em nossas ações. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário