Alegrias da Páscoa: 50° Dia.
O Espírito Santo é a Força que inspira, impele e movimenta o Projeto de D-us e os seguidores na Terra! É disso de que trata a leitura de hoje, Jo 20,19-23.
19 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20 Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21 Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22 E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23 A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
E chegamos a Pentecostes! Não há partes, apenas o todo! Formamos a unidade na diversidade do todo, um coração novo que nos é dado, na imensa diversidade humana. Ninguém fica de fora! A misericórdia do Pai nos traz o Filho, humano e na construção de um mundo de irmãos, alvo do Divino e de toda a Criação. Não há divisões, a unidade nos faz superar todas as separações ao aceitarmos a plenitude da Graça com toda a diversidade humana que acolheu. A medida do Amor passa a ser a mesma com a qual fomos amados, acolhidos e salvos pelo Projeto do Reino, pelo Projeto da Igualdade e Projeto do D-us Único, Pai-Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, do Filho que é Irmão dos Homens e Mulheres deste mundo e que foi executado por defender a Vida e o Direito de todos serem livres, felizes e senhores da sua própria história. O Senhor voltou ao Pai! Em Pentecostes os seus seguidores assumiram a Missão e saíram do espaço onde estavam escastelados: desceram da 'sala' e foram ao encontro do povo e das suas humanas chagas. O Espírito a todos contagiou, levando-os e enchendo o Universo. Recebamos os sete dons: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e respeito a D-us e ao Projeto do Reino. As cores liturgias são vermelhas, pois muito sangue foi derramado e muitos mártires deram suas Vidas, vitimas das mais horrendas execuções, para que o Caminho pudesse continuar existindo ao longo da História. Não confundamos a representatividade do Espírito com aquela simples, inofensiva e bucólica 'pombinha da paz'. O Espírito Santo é a Força que inspira, impele e movimenta o Projeto de D-us e os seguidores na Terra! É disso de que trata a leitura de hoje, Jo 20,19-23. Vinde Santo Espírito, e renovareis a face da Terra! Será que realmente entendemos, aspiramos e lutamos por isso? Foi aí que a Igreja começou! O Espírito sopra e vai onde quer! Ninguém pode detê-Lo! Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
P.S. Amanhã, a Vida continuará e novos rumos surgirão com a série de reflexões "O Tempo que se chama hoje", com a Graça de D-us, na perseverança, e a bondade, ajuda e colaboração inestimável dos irm@s.
P.S. Amanhã, a Vida continuará e novos rumos surgirão com a série de reflexões "O Tempo que se chama hoje", com a Graça de D-us, na perseverança, e a bondade, ajuda e colaboração inestimável dos irm@s.
Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário