Alegrias da Páscoa: 49° Dia.
Talvez esta seja a indagação que fazemos ao longo do Caminho. Certamente os papéis desempenhados no seguimento do Mestre, por João e Pedro, foram distintos. A leitura de hoje, Jo 21,20-25, nos fala um pouco das relações, afeições e questionamentos existentes entre os seguidores a cerca do que estava reservado a cada um em termos de missão.
20 Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21 Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?” 22 Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23 Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?” 24 Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25 Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.
As relações humanas e o destino de cada mulher ou homem, guarda uma especificidade dentro do coletivo. Aderir ao Projeto do Reino e do Pai-Comum não representa uma anulação das histórias individuais e de suas habilidades, antes de tudo representa pô-las ao serviço e integra-las no campo harmonioso do universo. Descubramos o nosso lugar para darmos seguimento no Caminho. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
P.S. Amanhã chegaremos ao final desta série de reflexões. As Alegrias da Páscoa serão encerradas com a chegada do Pentecostes, a festa da diversidade. A vida continua e novos rumos surgirão com a série de reflexões "O Tempo que se chama hoje", a partir da próxima segunda-feira, com a Graça de D-us, na perseverança, e a bondade, ajuda e colaboração inestimável dos irm@s.
Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário