domingo, 29 de abril de 2018

Somos trabalhadores da mesma vinha.

Alegrias da Páscoa: 29° Dia.

Qual a expectativa que temos em relação aos nossos seres amados? Certamente será a de que cresçam sadios, fortes e sejam felizes! Qual a nossa expectativa em relação ao que semeamos ao longo da Vida? Seria diferente? É disso que trata o texto de hoje, Jo 15,1-8. 

1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3 Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7 Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8 Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.


Nada mais próximo daquela realidade que a comparação com a videira que é uma planta que produz uvas. Tem de crescer e produzir frutos! Ninguém lança sementes ou cuida de um parreiral para vê-se frustrado ao final com a planta que fenece ou com a sua incapacidade de produzir frutos. O Carpinteiro deu a sua Vida pelo parreiral, semeou esperança, ensinou o Caminho da Paz e da Justiça, afastou as ervas daninhas que eram impeditivas ao florescimento do Reino, ora é natural que venham novos agricultores para dar continuidade ao seu trabalho e que as videiras cada vez mais floresçam e deem frutos. Tod@s somos responsáveis pela semeadura e cultivo das sementes do Reino. Somos cuidadores da mesma Vinha. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!

Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário