Alegrias da Páscoa: 30° Dia.
Quem ama, cuida! Já diz a sabedoria popular. O texto de hoje, Jo 14,21-26, vai no mesmo sentido ao referir que aquele que O ama, guarda a Sua Palavra. Cuidar e guardar, são dois verbos que traduzem a profundidade do amor.
21 “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22 Judas − não o Iscariotes − disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23 Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26 Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.
Amar não é palavra, é verbo, portanto ação. Não se cuida aqui daquelas experiências intimistas e desgarradas da realidade, de cunho individualista e egoísta. Aqui não vale o dizer e o pensar, sem o fazer, sem a repercussão no cotidiano e no âmbito social que é transformado por esta ação. Ninguém ama para dentro ou apenas a si, porém para fora e ao outro. Para o Carpinteiro e seus seguidores não havia distinção entre o falar e o agir. Eram a mesma coisa e não subsistiria um, sem o outro. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário