segunda-feira, 9 de abril de 2018

Anunciação

Alegrias da Páscoa: 9º Dia.




A leitura de hoje, Lc 1,26-38, é de uma singeleza e beleza sem par. De um lado, todo o Poder do Universo consulta aquela jovem simples e a convida a participar da economia da Salvação e, de outro, uma moça que sabedora da sua pequenez diante do Altíssimo, acreditou, não na sua humana razão, porém no seu coração e a partir do seu humano sentir, abandonou-se à Vontade do Pai. 

26 o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34 Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35 O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível”. 38 Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.


São decisões como estas que fazem a diferença nas vidas humanas e mudam o rumo da História. Tod@s somos convidados a nos integrarmos na economia da Salvação e participarmos na construção do Mundo Novo. Lembrando que essa integração se dá de maneira livre e consciente aos Projetos da Vida que brotam em qualquer lugar, até mesmo nos confins do mundo, numa humilde e pobre casa de periferia em Nazaré. As escolhas e as respostas a estas mesmas escolhas, são dadas dentro da liberdade que cada ser vivente trás consigo e da confiança num projeto que para muito além do humano-entendimento é delineado ao longo do Caminho. Acreditar e colocar-se numa atitude de disponibilidade é fundamental para o atendimento a este convite. Que o nosso sim, tenha a mesma radicalidade e profundidade daquele que um dia foi proferido pela Virgem de Nazaré naquele longínquo dia da Anunciação! E quanto a nós, qual o nosso papel na construção da realidade? Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!

 Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário