sábado, 7 de abril de 2018

Acreditar é preciso!

Alegrias da Páscoa: 7° Dia.




A leitura de hoje nos leva a necessidade de crermos mais em nós mesmos e nos outros e, a partir daí, no que ocorreu com o Ressuscitado e na Sua Boa-Nova, Mc 16,9-15. Ora, o que é possível fazer se não crermos na nossa própria força transformadora e criadora? Ora, o que é possível fazer se não crermos na força da união, da partilha e da comunhão?


9 Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10 Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11 Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. 12 Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13 Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14 Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15 E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”


Estavam de luto, tristes, chorando, desanimados, desapontados e tudo parecia perdido! Primeiramente, Ele falou às mulheres, despossuídas, excluídas e indignas de crédito, eles não acreditaram; segundamente, aos dois homens caminhantes de Jerusalém à Emaús, eles igualmente não acreditaram; e, por fim, aos onze companheiros! Que dificuldade para acreditar naquilo que vemos ao vivo e a cores! É difícil acreditar na Ressurreição. A Ressurreição não é palpável. É necessário perceber os seus efeitos nas ações que daí decorrem na nossa vida, nas relações sociais e na transformação da realidade. E foi inciada a perseguição aos seguidores do Rabi de Nazaré, pois toda a situação havia escapado ao controle. De nada adiantou prender, torturar e executar o Mestre. A partir daí começa uma nova história! Contra fatos não há argumentos. A fé na Ressurreição restaura e reconstrói o mundo. O anúncio do Reino pressupõe uma modificação do pensar e do agir em relação a todas as criaturas. A Ressurreição de Jesus nos compromete em relação ao mundo novo.  A nossa sociedade por não acreditar, na sua força, prefere confiar na mídia que é manipuladora de interesses e nos faz de bobos! A propaganda é a alma do negócio e vende a mentira como verdade. Para que foram criados os agrotóxicos? Para produzir mais ou gerar mais lucro? Para quem servirá o Projeto de Abuso de Autoridade? Para quem servirá a Reforma Trabalhista? Para quem servirá a Reforma Previdenciária? Creiamos mais em nós mesmos, na percepção das nossas necessidades e nos males dos quais padecemos, para podermos sentir a ação modificadora do Ressuscitado diante de todas as situações de morte que permeiam e lutam contra a Força da Vida! Cuidado para não secarmos a nossa Esperança diante de tantas mentiras e interesses. Note-se que as mensagens de Boa-Nova do Carpinteiro foram encaminhadas ao coletivo e daí recomendado que fosse espalhada. Creiamos na força da união, da comunhão e da partilha. Estejamos atentos! Estejamos firmes! Estejamos unidos! Pensemos nisso! Que a paz esteja com tod@s!

Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário