quarta-feira, 28 de março de 2018

Senhor, será que sou eu?

Quarta-feira da Semana Santa.



A comunidade de Mateus compilou a tradição referente àqueles últimos dias em Jerusalém. O clima de desconfiança era grande. O Mestre percebia o contexto e o desenrolar dos acontecimentos. Pelo relato, os seguidores não haviam se dado conta do que estava por acontecer. Estamos em Mateus 26,14-25.


14 um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15 e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16 E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.17 No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18 Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: “O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos”.19 Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20 Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21 Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22 Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?” 23 Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24 O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25 Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”. 

Quem é capaz de ser fiel aos ensinamentos do Mestre e ao Caminho? Quem é capaz de ser fiel à Justiça e construtor da Paz? Quem é capaz de ser fiel ao Reino, que começa aqui e agora? Quem é capaz de construir a igualdade e viver a Esperança? Devemos nos perguntar, igualmente, aqueles primeiros seguidores, repetindo ainda hoje: Senhor, será que sou eu traidor? Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!

Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário