Quinta-feira da 3ª Semana.
As comunidades compilaram os textos resgatados da tradição a respeito do enfrentamento das dificuldades encontradas ao longo do Caminho. É complexa a relação entre os seres humanos na lida com os conflitos de interesses e interpretações mais favoráveis e este ou aquele grupo. As divisões constituem verdadeiros 'demônios' a serem vencidos. Estamos em Lucas 11,14-23.
14 Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15 Mas alguns disseram: "É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios". 16 Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17 Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18 Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19 Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20 Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21 Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22 Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23 Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa".
Não podemos cair na tentação de personificar o mal numa figura mitológica a eximir-nos de toda a responsabilidade pelos males em sociedade. A conclusão do texto é lapidar: 23 "Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa". Nos chama à responsabilidade. E quantos de nós assumimos as nossas? Ao trilharmos a jornada nos escusamos de contribuir para a construção da nova realidade? Quais valores cultivamos? Estamos apenas 'à passeio' nesta Vida? Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Foto: Samuel Osmari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário