quinta-feira, 22 de março de 2018

Antes que te formaste.

Quinta-feira da 5ª Semana.


A tradição compilada pela comunidade joanina nos inspira a busca do conhecimento da pessoa do Mestre e da sua Missão. Estamos em João 8,51-59.


51“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52 Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: “Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte”. 53 Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”54 Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55 No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56 Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57 Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59 Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.



É fundamental termos consciência do nosso papel ao longo do Caminho. Era necessário que as comunidades de seguidores percebessem quem era Jesus e qual a dimensão da sua Missão. O desconhecimento levaria a criação de um mito desvinculado da realidade.  O conhecimento integral é capaz de libertar e dar um novo sentido e ânimo,  para a perpetuação da Missão transformadora iniciada pelo Nazareno. E quanto a nós? O conhecemos?  Nos conhecemos? Percebemos a realidade na qual estamos inseridos? Temos uma consciência transformadora da realidade? Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!


Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário