Segunda-feira da 2ª Semana.
O texto de hoje nos oferece a reflexão acerca da Misericórdia e do Perdão, numa única medida, de como sarar as dores e curar as feridas da injustiça. As comunidades tiveram as suas dificuldades na evolução e compreensão da prática de Jesus e da Sua Missão. A medida de Amor é única, de igual forma a busca do Caminho da Perfeição. Estamos em Lucas 6,36-38.
36 “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38 Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
Quantas vezes não percebemos que muitas pessoas desejam apenas o 'venha a nós e nada ao outro'? Quantas vezes não ouvimos o meu 'pirão primeiro'? Quantas vezes não descobrimos que grupos se tratam como iguais em detrimento de todo o resto da família, corporação ou sociedade? A medida colocada pelo Evangelho é a da igualdade, desejemos e pratiquemos a mesma Justiça que buscamos para nós mesmos, simples assim. Não é admissível a existência de dois patamares de percepção. Deseje ao outro e exerça a mesma misericórdia e o perdão que busca para si. Não há como fugir disso! Aos seguidores não é permitido a utilização de dois pesos e duas medidas, como era visto à saciedade naquele tempo, de igual forma que hoje. Não há espaço para privilégios e para a exclusão. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Imagem colhida na internet. Crédito desconhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário