segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Pediam-lhe um sinal?

Terça-feira da 6a Semana.


A comunidade relembra das provocações dos fariseus que não acreditavam no movimento de Jesus, porém pediam um sinal. Entender o que está acontecendo em meio à sociedade e a realidade na qual estamos inseridos é um requisito básico para a sua transformação. Estamos em  Marcos 8,11-13.

11 os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12 Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13 E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.


A centralidade da mensagem é  a de que se aqueles que se assenhorearam do poder negam a realidade das necessidades do povo, de que adiantariam os sinais que são pedidos? A Boa Nova nos ensina a sermos esperançosos. Não há maior derrota do que sentir que tudo está perdido. Os seguidores são estimulados continuarem de pé e não perder a Esperança. É possível transformar a realidade num mundo novo, justo e solidário. Ninguém transforma algo sozinho. Não precisamos de super homens, de super mulheres ou de salvadores da pátria. E sim onde dois ou mais estiverem reunidos pela causa do Reino aí haverá esperança de transformação da realidade. Não são necessários sinais,  pois o Mestre estará em nosso meio, em meio à comunidade, em meio à sociedade. Pensemos nisso.  Que a paz esteja com tod@s!

Imagem colhida na internet. crédito não conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário