Quarta-feira da 5ª Semana.
O texto de hoje nos traz o verdadeiro sentido da mensagem de Jesus em contraposição aos aspectos exteriores, formais e rituais. Este sentido da Boa-Nova marca uma grande reviravolta no relacionamento do ser humano com o sagrado. Estamos em Marcos 7,14-23.
14 Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15 o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16 Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. 17 Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18 Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19 porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20 Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21 Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22 adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23 Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.
Enquanto existia uma preocupação com a ritualística, Jesus nos leva à raiz e causa de todos os efeitos que modificam a realidade. Ele nos leva a refletir a respeito das nossas ações e responsabilidades pelo que ocorre nas relações sociais e no mundo palpável, visível e real. Qual a real causa da impureza e daquilo que ofende ao Criador? E passa a elenca-las. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s.
Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário