quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Este é o Filho de D-us.

Quarta-feira antes da Epifania.


A mensagem central da leitura é buscar na tradição oral das comunidades que  foram compiladas, a reafirmação de que o D-us Encarnado vem iniciar uma Nova Aliança com o seu povo, agora com tod@s os povos, Filhos da Criação e na condição de Pai. Estamos em Jo 1,29-34.


29 No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31 Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel". 32 E João deu testemunho, dizendo: "Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33 Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: 'Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'. 34 Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!"


A referência feita pela comunidade de João Batista era de primordial importância, pois havia o reconhecimento histórico da sua existência até pelos romanos e, ainda, pelo fato de que embora tenham trazido a lúmen a vinda do Messias-Libertador esperado, não o reivindicavam para si, como seria comum aos movimentos messiânicos de então, porém apontam na direção de Jesus. O movimento de Jesus, por seu turno, herdeiro dos seguidores de João Batista buscam renovar a Esperança e apontam para Jesus, muito mais além do que a condição do Messias esperado, porém como o próprio Filho de D-us, que Encarnado representa o supremo ato de Amor do Criador pela humana criatura criada. O Amor de D-us  não tem limites! É o que o Evangelho de João nos diz, também conhecido como o Evangelho do Amor, a nos apresentar o D-us Amor. Pensemos   em que consiste o amar e a capacidade de doação pelo amado.  'O Amor não é amado' já dos dizia Santa Teresa de Ávila. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!

Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário