segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Basta às divisões!

Segunda-feira da 3ª Semana.


A tradição compilada relata que o conflito crescia, enquanto a Boa Notícia do Reino se espalhava e era aceita pelo povo. Nos textos antecedentes vimos o conflito de Jesus com a família. Temos agora os escribas ou mestres da lei que enfrentam e caluniam o Nazareno. Estamos em Marcos 3,22-30.


22 os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23 Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: "Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24 Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. 25 Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se. 26 Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27 Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28 Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto nos pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29 Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno". 30 Jesus falou isso, porque diziam: 'Ele está possuído por um espírito mau".

O discurso, a prática e o agir de Jesus incomodava os detentores da autoridade. Tanto que vão de Jerusalém  à Galileia, uma viagem e tanto para aquela época, aproximadamente 120 km, do centro à periferia, para estancar a atividade de Jesus. E o qual o argumento que usam contra Jesus? O preferido para os que não têm argumentos, para os que utilizam a religião como instrumento de dominação e para os que tentam oprimir pelo medo: 'Ele está possuído!!!' Os detratores de Jesus tinham medo de perder a liderança perante o povo. Este é o motivo! Jesus busca nos próprios argumentos apresentados pelos seus detratores, desmontar as acusações. Contra fatos não há argumentos e não aceitavam o que de bom estava sendo realizado em favor do povo. Pensemos na nossa realidade. Que a paz esteja com tod@s!


Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário