segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Hoje vimos coisas maravilhosas!

Segunda-feira da 2ª Semana.



A tradição compilada pela comunidade, nos trás a que a boa notícia de Jesus é possível, para aqueles que saindo do imobilismo e da acomodação, abre a possibilidade de alcançar a cura dos males presentes. Estamos em Lc  5,17-26.



17 Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. 18 Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19 Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembléia diante de Jesus. 20 Vendo-lhes a fé, ele disse: "Homem, teus pecados estão perdoados".21 Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: "Quem é este que assim blasfema?" 22 Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: "Por que murmurais em vossos corações? 23 O que é mais fácil dizer: 'teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'levanta-te e anda'? 24 Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados - disse ao paralítico - eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa". 25 Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26 Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: "Hoje vimos coisas maravilhosas!"

Vemos que a cura é publica e tem um sentido social. A comunidade nos mostra que diante dos fariseus e dos doutores da lei, vindos de lugares próximos e mais distantes e até de Jerusalém, Jesus ensina que a misericórdia a tod@s alcança. Levanta-te! Esta é a tônica do ensinamento que coroa os esforços do paralítico de chegar até o Nazareno. Note-se que aqui não se trata de 'pena', porém da compaixão pela situação do outro. O indigente que está acamado, que necessitava de auxílio, toma o seu leito, assume a sua história e sai de lá com os seus próprios pés. Esta é justamente a boa nova do Cristo Jesus, que a tod@s levanta do pó e os faz caminhar com os seus próprios pés. D-us quer o homem de pé, a assumir a sua realidade histórica e caminhar pela estrada da Vida com dignidade de filho de D-us. Não há lugar para as condenações, maledicências, indagações, julgamentos ou condenações. Há lugar apenas para a misericórdia que a tod@s alcança. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s! 

Foto de Samuel Osmari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário