quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Como esperar a vinda?

Quinta-feira da 1ª Semana.


A preparação para a vinda do Senhor, não consiste em meras palavras, porém no agir conforme a vontade do Pai. As comunidades logo perceberam que o Reino não se consolidaria se os seguidores não passassem a implementar na prática do cotidiano, a concretização e materialização da utopia pregada por Jesus. Estamos na tradição compilada em Mt 7,21.24-27.

21 “Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor", entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

A construção do Reino deve ser realizada sobre bases sólidas. Nada mais firme que a prática aplicada à realidade humana. O Reino é transformador da realidade.  A prática é por excelência a rocha firme, o alicerce  desejado, a base sólida, o primado para a perpetuação dos ensinamentos de Justiça e de Paz. A Esperança torna-se realidade, se concretizando,  a partir da ação humana. Que neste Advento, nos preparemos para a vinda do Senhor, consolidando os seus ensinamentos numa prática que enfrente as intempéries da realidade, do cotidiano e da vida e que nos conduza pelo Caminho da Justiça e da Paz. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!

Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário