Terça-feira da 34ª Semana.
Muito se discutiu a respeito da necessidade das grandes estruturas para o culto. No antigo Israel o culto era centralizado no Templo de Jerusalém, motivo de orgulho e da unidade nacional. Segundo os relatos seria magnífico para as dimensões da época. Com a destruição e a diáspora, as comunidades de seguidores passaram a refletir a respeito do que era realmente importante para o Reino. Estamos em Lc 21,5-11.
5 algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6 “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7 Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8 Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: “Sou eu” E ainda: “O tempo está próximo”. Não sigais essa gente! 9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10 E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11 Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.
Alerta, ainda, para aqueles que propagavam o seguimento a partir do medo e do temor do fim do mundo. As comunidades jogam um balde de água fria nos 'profestas' do fim do mundo. Nada pode destruir uma ideia guardada na mente ou um sentimento que emana do coração. A experiência vivida pelas comunidades dos primeiros seguidores, prescindiam de rituais rebuscados ou de belos templos de culto ricamente ornados. Afinal de contas, toda construção de pedras pode ser destruída. Destruir o homem e o seu sentimento de liberdade, justiça, igualdade e paz, já não é possível! Não há lugar para o medo na luta pela evolução das relações sociais. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário