segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Que Rei?

Domingo da 34ª Semana.


Durante um longo período as comunidades discutiram a natureza do Reino pregado por Jesus. Ao longo da história os donos do poder passaram a ver na divindade a possibilidade de utilização para criar um lastro para justificar o 'poder' e o seu exercício que não havia sido dado por ninguém. Ora, se ninguém o deu, foi um 'deus' que assim o determinou. O sentido desse Reino tem a reflexão compilada pelas comunidades em Mateus 25,31-46:


31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32 Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35 Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36 eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar”. 37 Então os justos lhe perguntarão: “Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38 Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39 Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?” 40 Então o Rei lhes responderá: “Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes” 41 Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: “Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42 Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43 eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar”. 44 E responderão também eles: “Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?” 45 Então o Rei lhes responderá: “Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes” 46 Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

Não é  lícito buscar refletir em Jesus a ânsia de poder ou de reconhecimento social, tão comuns ao ser humano. A partir daí não há mais dúvida o Reino de Jesus é do exercício do serviço em favor dos irm@s! As hipóteses de serviço estão elencadas na mesma direção do discurso das bem-aventuranças. Todo aquele que luta pela concretização da Justiça e da Paz está a serviço do mundo novo. O Reino é serviço e passa a desmistificar o exercício do poder e da política, pois sendo a concretização do bem, não haverá lugar para aqueles que se contrapõem ao bem-comum e à construção de uma nova sociedade. O egoísmo não tem lugar, de igual modo que a auto-comiseração, pois tod@s são dignos portadores da Graça de sermos humanos. "Eles queriam um grande rei, que fosse forte e dominador / e por isso não creram n'Ele, e mataram o salvador!" Ou, ainda: "Seu nome é Jesus Cristo e está banido / Das rodas sociais e das igrejas / Porque dele fizeram rei potente / Enquanto que ele vive como pobre!" Este é o Jesus da minha Fé! A nobreza consiste em a tod@s servir! Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s! 

Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário