Terça-feira da 31ª Semana.
A tradição compilada em Lc 14,15-24, nos fala a respeito do convite para partilhar do pão na mesa do Reino. Cuida-se de uma solicitação que requer disponibilidade para por-se ao Caminho. É um apelo muito importante, vindo da maior Autoridade, que a tod@s honra.
15 um homem que estava à mesa disse a Jesus: "Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!" 16 Jesus respondeu: "Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17 Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: 'Vinde, pois tudo está pronto'. 18 Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: 'Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas'. 19 Um outro disse: 'Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas'. 20 Um terceiro disse: 'Acabo de me casar e, por isso, não posso ir'. 21 O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: 'Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos'. 22 O empregado disse: 'Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar'. 23 O patrão disse ao empregado: 'Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia'. 24 Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete".
Os que foram honrados, os primeiros a serem convidados, não estavam dispostos, pois se encontravam comprometidos com seus afazeres: o primeiro, comprou um campo; o segundo, cinco juntas de boi; e o terceiro, celebrado bodas (recebido dote). Em todos os casos referidos, estavam dedicados a atividades de cunho econômico e preocupados com a própria acumulação de riquezas e de bens. Não estavam dispostos a partilhar da mesa do Reino. E quem de imediato atende ao convite? Justamente aqueles que nada têm de seu é que resolvem aderir. 'Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos', é a ordem. Tod@s @s excluíd@s! Este texto nos leva a uma profunda reflexão a respeito do convite que o Pai nos dirige para partilhar da mesa do Reino, juntamente com os seus convidados. Os que buscam a acumulação não estão dispostos a partilhar, enquanto que os excluídos, os empobrecidos e os despossuídos, os que pouco ou nada têm de seu, estão sempre disponíveis e solidários ao chamamento do Reino. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário