quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Percepção do tempo presente.

Quinta-feira da 33ª Semana.


As comunidades ficaram muito chocadas com a destruição do Templo de Jerusalém e a repercussão no mundo conhecido de então. Passaram a rever a história pelo 'retrovisor' a partir da jornada já percorrida.   Estamos em Lc 19,41-44.


41 quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42 “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43 Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44 Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

Como foi possível que tudo isso acontecesse? Não havíamos percebido os sinais? Como as nossas ações contribuíram para o destino coletivo da sociedade? Estas são perguntas de ontem e de hoje. Sempre presentes no exame de consciência individual e nas avaliações dos coletivos. A dinâmica da sociedade a tod@s envolve e movimenta. Não há possibilidade  de manter-se indiferente ou apático ao perceber o desenrolar dos acontecimentos e ser conivente com o triunfo dos maus. Especialmente quando os males produzidos atingem a coletividade. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!



Foto de Samuel Osmari

Nenhum comentário:

Postar um comentário