domingo, 5 de novembro de 2017

Caminhar é necessário.

Domingo da 31ª Semana.


O calendário de hoje, para o Brasil, celebra Todas as Santas e Santos de D-us. Em que consiste de fato o discurso das bem-aventuranças que leva a santidade? A leitura proposta se encontra em Mt 5,1-12:


Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós. 

A primeira indagação diz respeito da significação da condição de 'bem-aventurado' e, a segunda, a quem Jesus dirigia o seu discurso. Vemos aqui, que as palavras empregadas não se dirigem a 'pobres coitados', porém os estimula a partir do seu lugar de exclusão, de empobrecido e de rejeitado, a se porem em marcha rumo ao Reino, que é deles. Muito pelo contrário, não induz ao conformismo com a situação de injustiça, antes porém: "Levanta da poeira o indigente * e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, *assentar-se com os nobres do seu povo" Sl 112 (113), 7-8. Não se cuida de mera devoção, porém de um programa de Vida para o Caminho, que foi trilhado por Jesus e que deverá ser o mesmo para os seguidores. Não se cuida de conformismo ou resignação, porém de por-se a caminho, ir em frente, por-se em marcha. É possível a transformação da realidade de dor em alegria, se não ficarmos estáticos apenas aguardando que as soluções caiam dos céus. O convite de Jesus aos pobres é muito claro, no sentido de que percam o medo e sigam adiante lutando pelo Reino, que o Pai para tod@s preparou. Este é o sentido original do discurso de Jesus que necessita ser retomado. A consolação no seu sentido primevo nada mais é que a eliminação do sofrimento por completo. Manso é todo aquele que reivindica a causa da Justiça, sem violência. A fome e a sede, é a negação do básico da existência humana que causa dor, sofrimento e morte: a justiça é, assim sendo, de primeira necessidade. A misericórdia não é um sentimento, um 'tadinho' em favor do outro,  porém uma ação em favor dos necessitados. A pureza vem do coração humano, portando do interior, não haverá rito aparente ou exterior, capaz de alcança-la. A paz não é a ausência de conflitos, porém a promoção do bem-estar humano, em harmonia consigo, com o outro e com D-us. Por fim, a Justiça consiste na prática do bem e quem adere ao projeto do Reino, não receberá prêmios, apenas consequências, de serem Filhos do Pai!  A palavra do Carpinteiro continuará sendo o ânimo para os que continuam caminhando em direção ao Reino! Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!

 “Viver as bem-aventuranças é, portanto, abraçar um projeto de sociedade alternativa que, inevitavelmente, entra em conflito com os sistemas dominantes baseados na exploração, no lucro e na sobreposição de uns sobre os demais.” – (Pe. Francisco Cornélio)  http://bit.ly/2A9vv0Z

Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário