Segunda-feira da 34ª Semana.
Em continuidade ao tema proposto no dia de ontem, segue a reflexão em seguimento aos valores do Reino. Se o Reino é serviço, quem tem maior valor neste contexto social? Esta é a compilação dos debates das comunidades que foram guardados pela tradição. Estamos em Lucas 21,1-4:
1 Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2 Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3 Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4 Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.
A valoração do Reino é diametralmente oposta que é imposta pela sociedade através do senso-comum. Vale aquilo que trazemos interiormente e pomos ao serviço do bem-comum. A viúva era pobre, desprezada e excluída. O que trazia de valor para ofertar exceto o que tinha para viver? Deu de si, sem nada pedir. Não há fortuna doada em nome da 'caridade' que tenha igual valor. Reflitamos naquilo que pensamos ofertar e naquilo que de fato 'doamos'. Pensemos em nossas ações. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário