terça-feira, 17 de outubro de 2017

Basta às aparências!

Terça-feira da 28ª Semana.

A tradição mais uma vez guarda a lição das comunidades a partir dos embates com os fariseus. O relato encontra-se em Lc 11,37-41:

37 Enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38 O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39 O Senhor disse ao fariseu: 'Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40 Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41 Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.


Este é o  embate fundamental entre a misericórdia do Pai que sustenta a fragilidade humana e ajuda a sermos testemunhas de Jesus Cristo, em meio a uma realidade tão adversa. O anúncio-denúncia do Nazareno atinge em cheio aqueles que traem o cerne da mensagem que é a justiça e a paz, buscando "limpar" o exterior a partir de uma "falsa moral", baseada no engodo e na mentira enquanto sujeitam o povo a uma ordem das coisas, que gera pobreza para as famílias e para a sociedade.  Chamam a atenção, por fora, sempre estão bem vestidos e de fala mansa, por dentro cheios de corrupção e deslealdade com o bem-comum. De que adiantam as aparências, se a prática é a de restringir e negar os direitos? É a marcha da insensatez! O bem mais precioso de uma nação é o seu povo; de um estado é o cidadão.  Ninguém pode ser ou sentir-se excluído  do Amor e da atenção do Pai! Reflitamos a respeito das nossas ações e escolhas. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!


Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.







Nenhum comentário:

Postar um comentário