domingo, 1 de outubro de 2017

Quem faz a vontade do Pai?

Domingo da 26ª Semana.


O texto de hoje nos recorda o confronto de Jesus com os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo, ou seja, os detentores da hegemonia e da dominação sobre o povo. A tradição fez este registro em Mt 21,28-32:

28 “Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: “Filho, vai trabalhar hoje na vinha” 29 O Filho respondeu: “Não quero”. Mas depois mudou de opinião e foi. 30 O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: “Sim, senhor, eu vou”. Mas não foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32 Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

Quem faz a vontade do Pai? D-us que é ternura e compaixão, misericórdia e bondade sem limites! Ao revés do inquisidor, do "pre-conceituoso", das normas que nada dizem para a vida, e das prescrições rituais. A Verdade e a Justiça, conduzem ao longo do Caminho da Vida. A Esperança deste Amor é que impulsiona o ser humano. Primeiramente, veio João Batista, que rejeitaram em razão da sua simplicidade e verdade. Igualmente rejeitaram o Carpinteiro que os desalojou e desinstalou das suas posições de mando. O D-us da Ternura que a tod@s acolhe e vai ao encontro do seu povo. O D-us Amor! Pensemos nas nossas relações com D-us e a sociedade. Busquemos ser centelhas do seu Amor infinito, vivendo encarnado na realidade da Vida e dos irm@s. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!

Foto: Samuel Osmari.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário