quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O Reino de D-us está próximo de vós.

Quarta-feira  da 28ª Semana.


A tradição guardou a memória das recomendações aos seguidores a respeito do que levar para a jornada e o que deveria ser valorizado ao longo do Caminho, em Lucas 10,1-9:


1 O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E dizia-lhes: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' 6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo:`O Reino de Deus está próximo de vós'".


Quantos de nós pensamos a respeito da proximidade do Reino? A reflexão no mais das vezes, leva para uma dimensão temporal. Ao percebermos os sinais que são dados a partir da solidariedade, constatamos que a proximidade de que se fala, é a do tempo atual e da comunidade na qual as ações são desenvolvidas. A mudança é que provoca a transformação da realidade em uma nova dimensão, porém dentro do mesmo espaço de convivência e de relações familiares e sociais. A percepção de um momento novo, de Graça, Benção e Perdão; a cura de tod@s os males a partir de uma modificação comportamental que se abre para o outro, um sair de si e ir ao encontro, para além do egoísmo existe, numa abertura para o dom do Amor. E, tudo isso, não no campo teórico, porém a partir da prática. A constatação da-se na prática e no chão da nossa realidade de vida. Um novo mundo é possível: já, aqui é agora. Basta querermos. Depende de nós.  Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s! 

Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário