sábado, 14 de outubro de 2017

O primado da prática.

Sábado da 27ª Semana.



A tradição guardou em suas memórias, a necessidade do primado da prática de todos os ensinamentos que conduziriam ao Reino do Pai-Criador de tudo e de tod@s. Estamos em Lc 11,27-28. 



"27 enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: "Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram". 28 Jesus respondeu: "Muitos mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática".

O Caminho que leva ao Reino nada tem de utópico. É trilhado no chão da realidade humana e das relações sociais. A ânsia das mulheres e dos homens por Justiça, Paz e Igualdade é bem concreta, pois implica na satisfação as necessidades básicas para a Vida e dignidade. A mulher que gritou do meio da multidão, certamente reconhecia o valor das palavras e o profetismo do Nazareno. A sua resposta fere de morte qualquer pretensão de que a sua mensagem seja levada para o âmbito do que é desencarnado ou para a vida pós-morte. O importante não é apenas ouvir ou concordar, os ensinamentos têm de ser postos em prática. A construção e transformação da realidade, de igual modo que a Vida humana da-se no campo das ações que exprimem a apreensão e a prática dos conceitos de Justiça, de Paz e de Igualdade. A palavra solta ou proferida não tem valor algum, enquanto motor da transformação pretendida, porém se for reflexo de uma prática, aí sim terá o poder de mover as montanhas da indiferença, dos conluios das hegemonias e de tudo o que conspira para a injustiça e supressão da liberdade humana. Atravessamos tempos difíceis e faz escuro, é necessário manter a Esperança, por atos e palavras. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!

Imagem colhida na internet. Crédito não conhecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário