terça-feira, 10 de outubro de 2017

Ação e contemplação...

Terça-feira da 27ª Semana.


A leitura de hoje nos leva a visita que o Carpinteiro fez a casa de amigos, Marta, Lázaro e Maria. A tradição rememora este momento, guardando uma lição que nos leva a reflexão a respeito das nossas escolhas ao longo da existência. Estamos em  Lc 10,38-42:

38 Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39 Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40 Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”. 41 O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42 Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

A Vida nos coloca caminhos, direções e escolhas.  A leitura de hoje nos leva a uma reflexão a respeito da nossa postura diante do sentido daquilo que buscamos para a existência humana. As pessoas de Marta e de Maria, representam aparentemente a dicotomia de uma atitude humana. Podemos vislumbrar em Marta uma ativista, que esgota até a última gota de suor em prol daquilo que acredita ser a sua tarefa, muitas vezes em prejuízo de si e dos seus; enquanto Maria se deixa levar por uma atitude de escuta, de aprendizado, de reflexão, nunca de "preguiça", ausência de esforço ou de fazer "corpo mole". As duas atitudes aparentemente são opostas e distintas diante na Vida, porém constituem reversos da mesma realidade na qual vivemos inseridos na jornada. Ação e reflexão. A atitude reflexiva, deriva do pensar a respeito da ação e do amadurecimento que é próprio do ser humano, daí segue a construir novas ações transformadoras da realidade, e a partir destas, novas reflexões. A reflexão nada mais é que a avaliação e a compreensão da realidade. Reflitamos a repeito do nosso agir, numa atitude de escuta dos valores do Reino, e a partir dessa avaliação, empreendamos e norteemos o nosso agir de acordo com o Caminho mostrado pelo Nazareno na busca pelo Reino, que tem início aqui e agora, na construção da Justiça, da Paz e da Igualdade. Pensemos nisso. que a paz esteja com tod@s!


Crédito imagem: Ricardo Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário