Domingo da 22ª Semana.
A tradição nos coloca o texto compilado em Mt 16,21-27, diante do Caminho e das suas consequências no seguimento da Missão:
24 Então Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25 Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26 De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27 Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta".
Avisa que não será fácil, porém dependerá da aceitação daqueles que se propõem ao seguimento. O Reino e seus valores se opõem constantemente aos valores humanos como a dominação, o lucro, o poder, a espoliação, egos, vantagens e interesses próprios, ou seja, ganhar o mundo, confrontando-o nas lutas cotidianas. O Mestre nos quer livres de amarras e na liberdade para seguirmos. O Reino pressupõe a liberdade do "eu" egoísta que a tudo estraga e domina. O seguimento de Jesus pressupõe a coragem de construir o Reino em meio ao mundo. Perder a própria vida é deixar as amarras e seguir o Mestre de Nazaré. Senhor, venha a nós o Vosso Reino! É um mantra constante nos embates. Seguir, é defender a Justiça; construir um mundo mais justo e humano; deixar os interesses egoísticos próprios, em prol do coletivo e da sociedade; esforços, trabalhos e sonhos ofertados ao Pai na Alegria. Somos chamados à servir e ajudar na transformação da realidade e na construção do mundo novo. Dar continuidade ao trabalho iniciado por Jesus de Nazaré. Viver o desafio, na Alegria do seguimento em cada passo do Caminho e no sonho de cada dia da nossa Vida. Reflitamos sobre as nossas vidas e os nossos valores. Somos seres sociais e nunca ostras encravadas num casulo. O seguimento pressupõe liberdade e disponibilidade para os desafios. Seguir o Caminho é lutar contra tudo que tira do homem a sua dignidade. É lutar contra a mentira. É lutar contra a corrupção. É lutar contra a violência. É lutar contra a safadeza e desfaçatez dos poderosos. É viver na plenitude a mensagem de Jesus, Estejamos juntos, estejamos atentos, estejamos vigilantes. Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Imagem colhida na internet. Autoria não conhecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário