Sexta-feira da 20ª Semana.
No texto se hoje, o Mestre, acossado pelas correntes políticas do judaísmo produz uma das maiores pérolas com a Divina Sabedoria. Estamos falando do episódio relatado em Mt 22,34-40:
36 ”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37 Jesus respondeu: “ “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento” 38 Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39 O segundo é semelhante a esse: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. 40 Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.
Note-se primeiramente, que os saduceus estavam em grupo; segundo, a provocação ocorre em público; terceiro, a indagação e a resposta tem um sentido coletivo e social. Propagar que se ama a D-us é fácil, nos custa apenas três palavras, deixando-nos num lugar social aceitável e com aspecto de "bom moço". É abstrato, descomprometido e leve. O reverso de tudo isso e o grande desafio é amar, no concreto do cotidiano e no chão de nossa realidade, aos companheir@s e irm@s ao longo do Caminho da Vida. Não é desarrazoado dizer da imensa dificuldade criada para a convivência e relações sociais, quando os projetos pessoais derivam do egoísmo e da luta pelo poder. O que nos move em direção ao outro? Já fizemos esta pergunta a nós mesmos no íntimo do nosso existir? Quais os interesses que afrontam a unidade e a dignidade do outro? Qual a diferença entre o Divino que é abstrato e o humano que é concreto? O Amor existe no caudal da Vida e nela eleva o homem à patamares superiores da evolução. O amor é concreto e comprometido; gera Vida e esparrama para o Mundo; não é egoísta ou seletivo; dignifica e dá sentido a existência humana; faz a Vida valer a pena. Reflitamos a respeito disso e busquemos cultivar o amor no chão da nossa existência, dignificando o ser humano. O amor a D-us apenas terá algum sentido se for concretizado em meio à humanidade, pois fora dela não terá qualquer existência ou significado. Se não sabes amar, qual o sentido de orar? Pensemos nisso. Que a paz esteja com tod@s!
Imagem colhida na internet. Autoria não conhecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário